quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por que o Danilo Gentili NÃO é inteligente

Escrevi esse texto como resposta a um texto do Gentili que estão divulgando no facebbok.

Que me desculpem os que gostam do babaca do Gentili, mas vejamos algumas das opiniões desse cara sobre o fato, lá de 2008, quando ele comparou um jogador de futebol com o king kong:

"Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista".

Não! Não tem nada a ver meu caro! A utilização do termo "raça" para se referir ao negro tem uma conotação sociológica, não biológica. Se ele estivesse mais preocupado em estudar do que em querer parecer engraçadinho, saberia que esta discussão foi travada pelo movimento negro em função da indentificação das mazelas que o racismo provocou em nossa sociedade. E se a nossa sociedade É racista, então é porque considera que existe raça e que uma é melhor que a outra. Foi preciso um grande esforço para mostrar ao Brasil que o nosso racismo é mascarado e por isso mesmo extremamente cruel. Pessoas que usam esse tipo de argumento do Gentili para serem engraçadinhas fazem um imenso desfavor para a diminuição das desigualdades "raciais" da nossa sociedade.

"Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos."

Talvez, também pelo esforço em fazer "piada", o gentili desconheça o significado de EMPATIA. Não é preciso ser negro para saber que ser chamado de macaco é no sentido ofensivo, de animal "quase humano", mas inferior. Mesmo assim, digamos que ele ache normal debochar das pessoas por algum atributo que elas venham a ter, mas não conheço ninguém que tenha gostado de, pelo fado de ser gordo, ser chamado de baleia. Isso só deve ser engraçado pra quem faz o deboche.

"Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?"

Quando mesmo que o Darwin disse isso? Ah, talvez ele estivesse preocupado em bolar uma "piada" na hora que a professora de história falou que o Darwin disse que os humanos e os macacom têm um ANCESTRAL COMUM!

"não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é?"

Ele tá se fazendo de ingênuo ou é burro mesmo? Então tá Gentili, vamos dizer que "talvez" os termos que usamos tenham sentidos histórico e sociologico e que são carregados de significados e que é direito de um grupo de pessoas que compõe mais da metade dos cidadão do teu país não gostarem do sentido sócio-histórico da palavra.

"Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!"

É tão imbecil e superficial... claro! Esses argumentos usados pelo Gentili são altamente intelectualizados. Sobre os que se incomodam tanto com o "politicamente correto", eu diria que o incômodo se dá porque ele cutuca a ignorância do sujeito sobre o assunto em questão e que dá muito trabalho sair do senso comum. Então é mais fácil chingar de politicamente correto. É uma posição que se toma na vida...

"SOU ÍTALO-DESCENDENTE. ITALIANOS NÃO ESCRAVIZARAM AFRICANOS NO BRASIL. VIERAM PRA CÁ E, ASSIM COMO OS PRETOS, TRABALHARAM NA LAVOURA. A DIFERENÇA É QUE ESCRAVA ISAURA FEZ MAIS SUCESSO QUE TERRA NOSTRA."

Mais uma aula de história perdida. Os Italianos estiveram na África colonizando também, mas o que realmente me impressiona é o fato de ele achar que trabalhar na lavoura e ser escravo seja a mesma coisa. Mas depois ele ameniza dizendo que tá, eles foram chicoteados e os italianos não... Escrava Isaura? Ora, ela deve ter sido uma pessoa magnífica que com sua branca e bondosa mão "deu" a liberdade pra os escravos! Cacete! O pior é que essa burrice e ignorância é disseminada pela interenet e as pessoas não enxergam a gravidade deste tipo de argumento. E não fui eu quem destacou o texto! A propósito, ela assinou a lei porque o pai dela não estava e porque os ESCRAVOS conquistaram sua autonomia na base da resistência e da revolta. E só pra encurtar aqui, um toque para o Gentili e seus adoradores: escravidão na antiguidade, na África e durante a modernidade são coisas muito diferentes!

"Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto?"

QUEM DISSE QUE É ENGRAÇADO???? O "macho adulto branco sempre no comando", como diria Caetano? Ah tá, entendi os argumentos dele agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário