domingo, 4 de julho de 2010

Dos estereótipos.

Faz tempo que eu não escrevo. De novo...
Buenas, ontem fui levar minha filha para ver Toy Story 3. Nós duas adoramos, apesar de somente eu ter saído com um nó na garganta, rsrsrs! No final do filme, tive a adorável surpresa de ouvir o tema do filme cantado em espanhol pela banda Gipsy Kings. Fazia muito tempo que eu não ouvia eles. Cheguei em casa e já comecei a baixar umas músicas tipo "Volare", "Djobi, Djoba" e "Bamboleo". Fui procurar a versão deles no youtube e achei esta que está aí embaixo. Mas, depois de ouvir a música (ou antes, pois é difícil ignorar a cena), presta atenção nos dançarinos! É muito engraçada a forma como os estadunidenses enxergam os espanhóis ou ciganos ou "latinos", que pra eles é tudo a mesma coisa. Os homens sem camisa (claro), uns panos tipo toureiro, as mulheres de tubinho e salto fino dançando "flamenco"... puro estereótipo! No filme tem uma cena em que um dos brinquedos (Buzz Lightyear) passa para o modo em espanhol e começa a andar rebolando, mas a forma que eles fazem a cena acaba sendo divertida. Mas esta dos dançarinos é bizarra!!! E a platéia patética faz tanto barulho por causa dos dançarinos que mal ouve os músicos tocando! Acho que é o mesmo programa que a Globo imita aqui, no Faustão.
E o pior disso tudo é que aqui no Brasil a mídia é tão imbecil quanto. Basta olhar a reportagem que a Sportv fez sobre o Paraguai, aqui no Blog do Mello. E digo pior porque logo o Brasil, ou melhor, alguns estúpidos brasileiros, se sentem melhores do que outros povos. Nós que, teoricamente, deveríamos ser solidários, já que historicamente também fomos colônia, também lutamos ainda hoje para nos libertarmos deste mesmos estereótipos ridículos que aqueles que se acham tão superiores a nós fazem questão de reforçar a toda hora, com filmes, músicas e reportagens idiotas.
Olha os dois, ou os três, pois o filme é bem legal, e boa diversão. Ou não!
Hasta!

Um comentário:

  1. Não assisti ao filme ainda, prometo prestar atenção aos dançarinos!
    Ótimo este vídeo q postastes...eles são bons...e os dançarinos então...cada passo com muita precisão, os movimento são maravilhosos!!! AMO dança...hehe...e Gipsy kings me lembra a casa da mamãe..hehe
    Bjs

    ResponderExcluir