quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A vingança do Ártico

Eles que começaram...

"Pequim registrou nesta quinta-feira, 7, a manhã mais fria em quase 40 anos, e a maior nevasca desde 1951. O Reino Unido sofre com a mais longa onda de frio desde 1981. E o clima gelado atinge o sul dos Estados Unidos, incluindo as plantações de laranja e as praias da Flórida.
os cientistas entrevistados pela Associated Press não conectam a atual onda de frio com as mudanças climáticas. "Nós basicamente estamos vendo uma 'explosão' do massa de ar ártica, que iniciou um movimento de ziguezague, com direção ao sul e norte", explica Arndt.

Esse fenômeno provocou quedas recorde de temperatura em países como Estados Unidos, China e Noruega, onde chegou a ser registrado 41 graus Celsius negativos.
'Esse movimento da massa de ar ártica naturalmente ocorre de tempos em tempos, mas não compreendemos ainda porque está tão intensa neste atual período', disse Michelle L'Heureux, meteorologista do Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos." (Estadão)

Mas sempre alguém sai ganhando...

"Segundo analistas, o rigoroso inverno que atinge os países do hemisfério norte do planeta deverá incrementar a demanda por petróleo em cerca de 21%. Atualmente o consumo da commodity na região nordeste dos EUA, o maior mercado de óleo de aquecimento do mundo, já subiu 11% acima dos níveis normais para esta época do ano, por exemplo.
O maior consumo animou os investidores, que esperam que o relatório do governo norte-americano sobre os estoques de óleo bruto mostre uma nova queda no acervo. Vale lembrar que entre as semanas terminadas em 18 de dezembro e 25 de dezembro, o nível dos estoques de óleo bruto nos EUA recuou em 1,5 milhão de barris, ficando em 326 milhões de barris." (Yahoo)

E enquanto eles congelam, a gente cozinha. Na fervura mesmo, já que tem bastante água e calor por aqui! Isso nos remete ao vídeo do Carlin logo ali embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário